A Comissão Permanente do PS/Açores saúda a eleição do Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, como primeiro Vice-presidente do Comité das Regiões que teve lugar esta manhã, em Bruxelas.
É a primeira vez, desde a fundação do Comité das Regiões, que este organismo será presidido por um português, o que irá acontecer quando o Presidente do Governo açoriano assumir a presidência a partir da segunda metade do mandato que agora se inicia, na sequência do acordo alcançado entre os vários grupos políticos - entre os quais o PSE e o PPE, que determina que a Presidência do Comité das Regiões seja rotativa entre o grego Apostolos Tzitzikostas, que vai assumir este cargo nos primeiros dois anos e meio, e Vasco Cordeiro, que será Presidente na segunda metade do mandato.
O PS/Açores considera que a eleição de Vasco Cordeiro, para além de constituir o reconhecimento das qualidades políticas e pessoais do Presidente do Governo dos Açores, prestigia os Açores e o País.
A eleição de Vasco Cordeiro ocorre num momento crucial, em que a União Europeia enfrenta o desafio do pós-Brexit, e em que está a ser negociado o próximo Quadro Financeiro Plurianual, instrumento absolutamente decisivo para o sucesso da Política de Coesão, da Política Agrícola Comum, entre várias outras, que são fundamentais para as regiões europeias, e, em particular para os Açores.
Recorde-se que Vasco Cordeiro já tinha sido escolhido, em dezembro passado, pelo Partido Socialista Europeu como o candidato dos socialistas europeus à presidência do Comité das Regiões.
O Comité das Regiões Europeu é um órgão da União Europeia composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 27 Estados-membros e que representa cerca de 350 entidades regionais e locais da União Europeia.